sexta-feira, 31 de agosto de 2007


Caracterizada por ser uma doença que impede o organismo de produzir insulina, a Diabetes, em seus variados tipos, é identificada pelo alto índice de glicose no sangue.
Para quem busca respostas sobre essa doença é importante perguntar ao médico como está o controle da sua glicemia e da sua pressão arterial. Também é importante que você não fume, procure manter uma atividade física regular, tenha uma dieta saudável, evite ganhar peso e controle o colesterol.
Entrevistamos o Dr. Fabio Baptista, cardiologista que atende pela Unimed para esclarecer algumas duvidas sobre Diabetes, os riscos e prevenções.



O que é pré-diabetes e como pode ser identificado?
FB: Pré-diabetes é o indivíduo que se encontra com glicemia de jejum entre 100 e 125 mg/dl ou glicemia pós-prandial entre 140 3 199mg/dl.

Quais são os valores dos testes considerados como normais?
FB: Glicemia de jejum normal até 99mg/dl e pós prandial até 139 mg/dl

Quem precisa fazer os testes de diabetes?
FB: Homens e mulheres a partir dos 45 anos de idade ou ainda aqueles com sobrepeso e/ou obesidade.

Quais são os riscos que o pré-diabetes sofre?
FB: Uma das maiores complicações do diabético é a doença aterosclerótica. A doença macrovascular (nas grandes artérias), por exemplo, que é a maior causa da mortalidade nos diabéticos, aparece nesta fase, antes das alterações da glicemia de jejum.

Há cura para a diabetes?
FB: Atualmente não há tratamento que possa ser incorporado à prática clínica que leve a cura. Já existem estudos envolvendo transplante de ilhotas, grupo de células que produzem insulina que no futuro poderão corrigir as alterações na secreção deste hormônio nos indivíduos que possuem diabetes tipo 1.

Quais são as medidas preventivas para este doença?
FB: Através de modificações no estilo de vida. Exercícios físicos pelo menos 5vezes por semana, por no mínimo 30 minutos, alimentação saudável, dando prioridade para alimentos como frutas, legumes, verduras, evitando alimentos calóricos como os ricos em gorduras e em carboidratos e controle do peso, principalmente no que se refere a gordura abdominal, muito relacionada ao desenvolvimento de diabetes. O sobrepeso e o sedentarismo são os principais fatores predisponentes.

O que é Nefropatia Diabética?
FB:
Nefropatia diabética é a doença dos rins, provocada pelas alterações crônicas pelos níveis elevados da glicemia, principalmente na unidade funcional dos rins, os glomérulos.
Não há sintomas, sendo o diagnóstico realizado pela dosagem de proteína na urina. Devemos lembrar que o diabetes é a maior causa de doença renal e hemodiálise.

Quais são os sintomas dessa doença?
FB: Muita sede, muita fome, perda de peso, aumento da vontade de urinar, dificuldade na cicatrização de feridas e lesões de pele. Porém, na maioria das vezes a pessoa não tem sintomas e por isso não sabe que é portadora da doença.

O que é Diabetes Gestacional?
FB:
Alteração da taxa de glicemia (açúcar no sangue) que aparece pela primeira vez na gestação. Pode desaparecer ou persistir após a gravidez.




Nenhum comentário: