sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Alimentação no Inverno

Por: Michelle Laboissiere
Foto: Divulgação

Se no verão os cuidados com a saúde são muitos, no inverno eles devem ser dobrados. Isto porque a época mais fria do ano é também a que traz grandes mudanças nos organismos, estamos mais propícios a gripes e resfriados devido a variação das temperaturas e, é nesta hora que a alimentação adequada entra em cena para aliar saúde e as deliciosas opções de cardápio neste frio.

O bom senso e moderação na hora de selecionar os ingredientes é o primeiro passo para aqueles que procuram se alimentar de maneira saudável

Pensando na reposição de líquidos é importante optar por bebidas quentes como chás, café e sopas. É importante ainda evitar os cremes de leite que escondem calorias assim como os chocolates quentes.

Para não ter uma surpresa na balança depois que o friozinho passar, é preciso tomar alguns cuidados com a alimentação.


Fibras e cereais
Comece o dia com um café da manhã rico em cereais e fibras, que melhoram o funcionamento do intestino.

Coma de três em três horas
Desse modo é possível manter o metabolismo sempre acelerado e pronto para o gasto de calorias.

Escolher o certo
Nos intervalos, prefira as frutas, nozes, o leite desnatado e os alimentos integrais, porque aumentam a sensação de saciedade.

Fuja das armadilhas do inverno
No caso do chocolate quente, prefira à opção light, aquela feita à base de leite desnatado. Porém, caso o pedaço de chocolate seja extremamente indispensável, também utilize a versão light e não a diet porque a segunda opção contém o mesmo tanto de calorias e compensa a falta de açúcar com gordura.

A dieta do frio
Abuse das sopas. Elas ajudam a aquecer o corpo e são pouco calóricas. Para aquelas pessoas que não passam muito tempo em casa ou têm dotes culinários restritos, as sopas instantâneas são uma boa saída. Além de fácil de preparar, elas possuem poucas calorias e são muitos nutrientes.
Foto: Divulgação

Nenhum comentário: